Bem vindo(a) ao mundo APOIAR. Aqui, você será do tamanho de seus sonhos. Estamos prontos para te ajudar e acompanhar o desenvolvimento do seu lado de empreendedor e sua vontade de fazer diferença no mundo global.
O principal objetivo de todos do projeto é transformar o adolescente, o jovem e o adulto em empreendedores sociais de uma nova era (novo normal) e serem protagonistas da revolução comercial e industrial de Fernandópolis, com a intenção de identificar novos talentos empresarias desde a adolescência e fazer o ciclo virtuoso de colaboração de todos envolvidos até a fase mentoria (a colaboração após os 60 anos de idade).
4 Critérios principais para participar do APOIAR
Nesta perspectiva, primeiro o candidato precisa ser:
AUTÔNOMO: saber se virar sozinho nas atividades, ter iniciativa, ter vontade e coragem de expressar seu projeto. Buscar fazer soluções e cooperar na construção da reinvenção da cidade de Fernandópolis quanto ao comércio e turismo.
COMPETENTE: treinar suas habilidades com disciplina para saber fazer as atividades da escola, ter hábitos saudáveis de estudos e autonomia em saber fazer as lições de casa (como pessoa, como estudante ou profissional).
SOLIDÁRIO: ter a consciência das ações humanitárias necessárias e saber ajudar as pessoas. Ter consciência crescente e positiva da urgência da sustentabilidade da sociedade planetária e ter suas competências socioemocionais a serviço de pequenas ações humanitárias locais. Entender que sua atitude contribui para a melhoria do todos (sentido da importância das partes do todo).
EMPREENDEDOR: ter ideias e atitudes impactam positivamente as movimentações comerciais ou de transformação comercial locais ou regionais. Ter a intenção de criar condições e/ou estratégias para concretizar ideias em ações e estabelecer a mudança necessária da empresa ou de um conjunto de empresas ou de uma comunidade, gerando rendas, lucros e transformação cultural local onde estiver atuando.
AUTÔNOMO: saber se virar sozinho nas atividades, ter iniciativa, ter vontade e coragem de expressar seu projeto. Buscar fazer soluções e cooperar na construção da reinvenção da cidade de Fernandópolis quanto ao comércio e turismo.
COMPETENTE: treinar suas habilidades com disciplina para saber fazer as atividades da escola, ter hábitos saudáveis de estudos e autonomia em saber fazer as lições de casa (como pessoa, como estudante ou profissional).
SOLIDÁRIO: ter a consciência das ações humanitárias necessárias e saber ajudar as pessoas. Ter consciência crescente e positiva da urgência da sustentabilidade da sociedade planetária e ter suas competências socioemocionais a serviço de pequenas ações humanitárias locais. Entender que sua atitude contribui para a melhoria do todos (sentido da importância das partes do todo).
EMPREENDEDOR: ter ideias e atitudes impactam positivamente as movimentações comerciais ou de transformação comercial locais ou regionais. Ter a intenção de criar condições e/ou estratégias para concretizar ideias em ações e estabelecer a mudança necessária da empresa ou de um conjunto de empresas ou de uma comunidade, gerando rendas, lucros e transformação cultural local onde estiver atuando.
Princípios do Projeto APOIAR
1: Gestão de Pessoas é a base do projeto e do de cada grupo de candidatos (pequenas cooperativas) e do sucesso do candidato com ser humano e cidadão fernandopolense. Para isso, é necessário promover e manter relacionamentos sustentados pelos 3 Pilares : afinidade com o propósito do projeto, engajamento com a equipe e confiança (no eu e no outro).
2: Desenvolver ações que identificam as potencialidades e talentos empreendedores e torná-los melhores e motivados. Com isso, o candidato identifica seu Projeto de Vida (sonho) com o propósito do projeto, com ajuda do mentor e outros profissionais, conquistando a Excelência Técnica em administrar uma pequena cooperativa de negócios, produtos e/ou serviços voltados para comércio local, turismo ou jogos intelectuais (xadrez). E, como o novo empreendedor em um novo cenário fazer a diferença que tanto esperamos ver acontecendo no mundo.
2: Desenvolver ações que identificam as potencialidades e talentos empreendedores e torná-los melhores e motivados. Com isso, o candidato identifica seu Projeto de Vida (sonho) com o propósito do projeto, com ajuda do mentor e outros profissionais, conquistando a Excelência Técnica em administrar uma pequena cooperativa de negócios, produtos e/ou serviços voltados para comércio local, turismo ou jogos intelectuais (xadrez). E, como o novo empreendedor em um novo cenário fazer a diferença que tanto esperamos ver acontecendo no mundo.
Visão do impacto positivo do projeto APOIAR a médio prazo
No futuro, o candidato torna-se mobilizador de novos conhecimentos e compartilha seu aprendizado com novos candidatos, criando um ecossistema de cooperação e pertencimento deste novo jeito de se reinventar economicamente na comunidade econômica e social de Fernandópolis, principalmente. Como efeito, as pessoas envolvidas no processo terão com estes relacionamentos positivos o reconhecimento da sua participação na retomada do crescimento da cidade (tanto econômico e social como cultural).
Síntese SMART do plano de ação ( O que é?)
S - Formar pequenas cooperativas voltadas para o desenvolvimento do empreender em formato de ecossistema de negócio, com ênfase para os 3 principais temas econômico: o turismo regional, comércio local e o ensino sistemático do xadrez (jogo intelectual);
M - a criação do laboratório para a formação de pequenas cooperativas (com até 10 pessoas por unidade);
A - com o foco de atender a necessidade de reinvenção e aquecimento da economia local pós o processo inicial da pandemia;
R - a partir da formação da parceria de realização (chamamento público com divulgação das fases de inscrição de projetos e candidatos, seleção, avaliação e empoderamento dos inscritos e credenciados), com investimentos mínimos e calculados a partir do planejamento estratégico e financeiro por projeto aprovado. (estabelecer mínimo de investimento) e verbas patrocinadas e/ou próprias;
T - 1 ano para a formação do primeiro grupo de cooperados e 5 anos para formação e implantação do projeto integral (completo) nos 5 ciclos de chamamento público a partir do critério idade.
M - a criação do laboratório para a formação de pequenas cooperativas (com até 10 pessoas por unidade);
A - com o foco de atender a necessidade de reinvenção e aquecimento da economia local pós o processo inicial da pandemia;
R - a partir da formação da parceria de realização (chamamento público com divulgação das fases de inscrição de projetos e candidatos, seleção, avaliação e empoderamento dos inscritos e credenciados), com investimentos mínimos e calculados a partir do planejamento estratégico e financeiro por projeto aprovado. (estabelecer mínimo de investimento) e verbas patrocinadas e/ou próprias;
T - 1 ano para a formação do primeiro grupo de cooperados e 5 anos para formação e implantação do projeto integral (completo) nos 5 ciclos de chamamento público a partir do critério idade.
Público alvo
5 públicos alvos com a implantação total do projeto, nos próximos 5 anos (2021/2025), sendo:
P1: de 12 a 15 anos de idade: Projeto semana do empreender e apresentação de ideias que fazem a diferença no mundo.
Xadrez (aprender e desenvolver o xadrez como jogo intelectual).
P2: 16 a 26 anos: Ideias e projetos para aprovação e desenvolvimento social e econômico da cidade.
Xadrez (aprender e desenvolver o xadrez como jogo intelectual).
P3: 27 a 36 anos: Investir em ideias e projetos aprovados desenvolvimento social e econômico da cidade.
Xadrez (aprender e desenvolver o xadrez como jogo intelectual).
P4: 37 a 59 anos: Processo e gestão de projetos aprovados desenvolvimento social e econômico da cidade.
Xadrez (aprender e desenvolver o xadrez como jogo intelectual).
P5: 60 anos ou mais: Mentoria a projetos aprovados desenvolvimento social e econômico da cidade.
Xadrez (aprender e desenvolver o xadrez como jogo intelectual).
Xadrez (aprender e desenvolver o xadrez como meio de interação social e recreativa).
P1: de 12 a 15 anos de idade: Projeto semana do empreender e apresentação de ideias que fazem a diferença no mundo.
Xadrez (aprender e desenvolver o xadrez como jogo intelectual).
P2: 16 a 26 anos: Ideias e projetos para aprovação e desenvolvimento social e econômico da cidade.
Xadrez (aprender e desenvolver o xadrez como jogo intelectual).
P3: 27 a 36 anos: Investir em ideias e projetos aprovados desenvolvimento social e econômico da cidade.
Xadrez (aprender e desenvolver o xadrez como jogo intelectual).
P4: 37 a 59 anos: Processo e gestão de projetos aprovados desenvolvimento social e econômico da cidade.
Xadrez (aprender e desenvolver o xadrez como jogo intelectual).
P5: 60 anos ou mais: Mentoria a projetos aprovados desenvolvimento social e econômico da cidade.
Xadrez (aprender e desenvolver o xadrez como jogo intelectual).
Xadrez (aprender e desenvolver o xadrez como meio de interação social e recreativa).