Por que precisamos de educação?
Se olharmos para o Brasil, vemos que o precisa para seu desenvolvimento e explorar o seu potencial (social, econômico e de turismo) é o mesmo que precisamos em nossa cidade. Em qualquer munícipio, podemos enxergar três elementos básicos para reerguer social e economicamente: pessoas, projetos e escolas.
Para aglutinar estes três elementos precisamos planejar e executar ações que visam promover este conexão de elementos e formatar um modelo de educação sistematizada para todos os jovens e adultos que desejam fazer a diferença em seus projetos de vida e contribuir para um mundo melhor. Temos que favorecer a formação desta cultura pois temos pessoas, temos projetos e temos escolas separadamente que não transformam a realidade de entorno.
Temos gente, mas não temos gente preparada. Temos projetos, mas não temos projetos definidos e comuns focados em resolver a “dor” social do agora. Temos escolas, mas não temos uma formação integral sistematizada que apoia e estrutura o aluno para o mundo do trabalho como empreendedor e com atitude para superar os limites e criar seu próprio trabalho ou trabalhar de forma independente. Temos os elementos básicos de sucesso e prosperidade de qualquer outro lugar que respira inovação, desenvolvimento e qualidade de vida para todos com equidade.
Voltando a pensar na aglutinação destes elementos (pessoas, projetos e escolas), vemos que sem educação, não temos pessoas preparadas e focadas para garantir a execução de projetos e missões empresarias e sociais que possam sustentar a economia e a sociedade. Poderemos, até retomar o crescimento da economia, mas não vamos competir com os melhores treinados para isso.
Ainda, sem educação, não temos a evolução cultural necessária para juntar/aglutinar estes elementos e construir uma sociedade com espírito cuidador do bem público para todos nós (nenhum a menos).
Então, como fazer unir estes poderosos elementos básicos e ressignificar a economia de forma crescente e termos a oportunidade de vivermos em uma sociedade desenvolvida social e economicamente? Por que não pensamos em ecossistemas de educação? Por que não nos construímos um mutirão de educação que possa revolucionar nossa economia local e, como impacto positivo, trazermos a melhoria social para nossa cidade?
Quer ler mais, acesse:
https://www.istoedinheiro.com.br/a-cartilha-de-lemann-para-salvar-o-brasil/