Liderança Positiva e suas 5 principais habilidades
O termo liderança positiva, humanizada ou liderança com foco na inteligência emocional está longe de ser algo novo, mas ganha cada dia mais espaço nas agendas das empresas, temas frequentes nas palestras de grandes líderes e, até mesmo, nas rodas de conversas informais quanto o tema é o mundo do trabalho (corporativo empresarial). Estamos vivendo um novo momento nas empresas, principalmente naquelas onde os gestores ainda estão aprendendo a lidar com a geração milênio e buscam colocar os seus esforços para engajar a equipe por meio de novas ideias, missões e propósitos, trazendo o foco para metas pessoas de valores.
Outro ponto que também não é novidade é que liderança e pessoas são duas pontas que precisam estar amarradas e andam juntas e que negociar respeitando os valores de todos envolvidos no processo é um desafio que exige competência genuinamente treinada e o espírito de cuidador da cultura positiva da empresa. Ou seja, o grande segredo é encontrar formas diferentes de executar atividades que já existem ou sobre quão rápido você desaprende e reaprende a dominar novas habilidades e provocar o engajamento da equipe sem pressão de metas ou atrelamento às possibilidades promocionais de carreira. A liderança positiva é capaz de envolver os colaboradores em um nível mais profundo, humanista e apaixonado. É o encantamento pela missão e expressão dos valores. Viver os valores no sentido mais simples da palavra.
Sendo, assim, o que precisamos para liderar de forma mais positiva:
1. Valorizar nas pessoas da equipe o pensamento crítico e criativo que gera soluções
A cultura da liderança positiva na empresa é despertada a partir da valorização e respeito de uma sequência de pequenas ideias. Fique sempre alerta às possibilidades e às necessidades que não foram atendidas. Onde a equipe enxerga só problemas, a liderança positiva sente potencial, mas precisa trazer um novo olhar para o outro lado dos problemas: a possibilidades de solução, na prática, sem rodeios. Quando os colaboradores enfatizam os detalhes, é preciso olhar para o todo: o progresso sendo feito, a visão de como as coisas podem ser, mas ainda não são, mas reconhecem que há meios para atingir ou até mesmo superar a previsão é a sacada.
2. Despertar todos para o exercício da empatia pelo cliente final do processo
Busque entender o problema do cliente final e como o produto/serviço da sua empresa pode ajudar a resolvê-lo. A liderança positiva precisa entender o negócio em que atua de forma mais profunda: ouça profundamente o que esse cliente deseja realizar, quais problemas enfrentam e como você e sua organização pode fatiar o problema para o cliente e trazer as possibilidades de solução. Olhar fora da caixa ou desapegar das velhas maneiras de pensar e resolver. Ter hábitos positivos de pensar e ter atitude que saia da sua cultura oculta que movimento o cenário dentro empresa.
3. Pensar estrategicamente um passo a frente do senso comum
Na correria do dia a dia é muito difícil trabalhar de forma positivo e estratégica, às vezes, o ativismo traz o conforto do “sei como faz”, da rotina. Mas é preciso se manter focado no processo de liderança e interessar em fazer mudanças de rotinas, de hábitos, de pensamentos, de visão do todos, enfim, propor a si mesmo mudanças e adaptação tão logo uma ferramenta ou tendência nova chegue ao mercado. No mundo onde tudo muda o tempo todo, ganha vantagem quem está preparado para o futuro de forma otimista.
4. Praticar a atitude encorajadora nas pessoas ao seu redor e no seu time (viver a atitude positiva em tempo integral)
Cada colaborador tem um jeito de pensar ou de expressar ideias. Até mesmo aquelas pessoas que não se consideram criativas ou possuem autoestima baixa, outras que imaginam que só as grandes ideias valem. Essa cultura de limitações e preconceitos pode ser trabalhada com reuniões de mapa mental, brainstorm ou reuniões descontraídas. O fato é que a liderança positiva recisa fomentar e encorajar o pensamento criativo entre os membros da equipe. E esse exercício não deve ser feito apenas no ambiente de trabalho, mas também na vida social.
5. Liderar a cultura do despertar novas ideias ou soluções dentro da empresa ou no cotidiano do time
Uma ideia inovadora ou soluções mais produtivas ou de melhoria de processo geralmente traz muita resistência não apenas dos cargos de decisão, mas dos próprios membros da equipe tão acostumados com processos que já estão dando certo. “Não se mexe em time que está ganhando” é a frase que mais ouvimos por aí. A missão da liderança positiva é provocar a olhar diferente e de forma revolucionário para o mesmo processo e enxergar possibilidades novas. É transformar o velho hábito do conforto, estável para um hábito empreendedor de ideias e desafios que movimentam os sentidos e missão de estar fazendo o trabalho que está fazendo de uma forma diferente e apaixonada.